Construindo uma ponte entre o ontem e o hoje
Aproveitando a visita do Pr. Rick Warren ao Brasil em julho estou colocando alguns artigos bem interresantes e o 1º desta seria de artigo é construindo pontes.
Há quatro estágios para ser um construtor de pontes
Estágio 1: Estude o texto
Faça uma exegese: observação, interpretação, correlação. Na medida em que você estuda o texto, pergunte: "O que isso diz?" e "O que isso significa?" Observe os aspectos históricos, palavras-chave, estrutura literária e a teologia.
Estágio 2: Encontre as verdades eternas do texto
As verdades eternas são as implicações do texto. Encontre os princípios universais que se podem ver em todas as culturas e faça uma pergunta muito importante: "Qual a resposta que este texto solicita?"
Estágio 3: Estude sua audiência
Quais são as necessidades das pessoas, seus pecados, suas dores? Quais são seus interesses e questionamentos? O quanto já conhecem e quais as reações que se pode esperar das pessoas? Todas as vezes que prego “ não importa em que parte do mundo eu esteja “ sei que certas coisas serão sempre a verdade.
1) Todos querem ser amados.
2) Todos desejam ser importantes.
3) A vida é vazia sem Cristo.
4) Muitas pessoas estão carregando fardos de culpa.
5) Muitas pessoas estão sendo consumidas pela amargura de suas dores do passado.
6) O medo universal da morte é parte de todas as culturas.
Estágio 4: Aplique a verdade em todas as situações.
Pense nos seus ouvintes e suas necessidades. O que as verdades eternas dessa passagem dizem para as necessidades deles? A aplicação deve ser específica e não universal, generalizada. Quais são as ações específicas que você deseja que seu sermão desperte nas pessoas?
Fonte: Propositos Rick Warren - (Trad. Erasmo Vieira)
Nenhum comentário
Postar um comentário