6 Perguntas que você deve fazer antes de casar com alguém
A escolha de alguém com quem iremos casar é uma das decisões mais importantes da vida, por isso devemos levá-la a sério, com muita oração, reflexão e planejamento. Quando eu era solteiro, eu costumava perguntar aos meus amigos evangélicos casados, como é que eles sabiam que estavam se casando com a pessoa certa. E para minha surpresa, muitos diziam a mesma coisa: "Ah, quando você está com a pessoa enviada por Deus, você sente uma paz diferente. Você sabe que será feliz com ela". E hoje, com dois anos de casado, eu consigo entender o que eles diziam. Realmente, Deus colocou paz no meu coração e da Thaís quando estávamos nos conhecendo e orando juntos. Porém, acredito que mais do que isso, devemos observar outros fatores de uma forma mais "racional", para termos a certeza de que estamos tomando a decisão certa. Afinal, Deus nos deu o livre arbítrio e precisamos decidir se realmente queremos passar a vida toda ao lado de tal pessoa, e isso Deus não fará por nós! Por isso escrevi abaixo uma lista de seis perguntas que acredito que cada um deve fazer antes de casar:
1) Eu realmente gosto dessa pessoa?
Eu sei que pode parecer uma pergunta redundante, mas não é. Muitos casais dizem que "amam" um ao outro, mas quando os sentimentos românticos passam, não existe nenhuma amizade no relacionamento. Casar com alguém que você não tem uma amizade forte, prazerosa, eu acredito que seja um casamento destinado ao fracasso. Não basta casar com alguém que você ama e admira, você precisa gostar de estar junto com ela, conversar, sair, curtir etc.
2) Eu sou atraído(a) apenas por sua aparência?
A atração física é sem dúvida muito importante, pois você não vai querer estar com alguém que não acha bonito(a), vai? Não precisa necessariamente ser bonito(a) para os outros, mas para você tem que ser! Porém, você deve entender que um dia seus olhos não verão a mesma coisa. Essa menina "gata" ou o cara "bonitão" que você está olhando agora, vão parecer muito diferentes em 40 anos e você precisa ter certeza de que você é atraído por quem a pessoa é, e não apenas como ela se parece.
3) Eu quero essa pessoa como pai ou mãe dos meus filhos?
Antes de casar, você não precisa se perguntar: "Eu quero que meus filhos se pareçam com ele(a)?" Em vez disso, pergunte-se: "Será que eu quero que meus filhos sejam como ele(a)?" Muitos se iludem, querendo arrumar alguém com ótima genética e aparência física, para terem filhos bonitos e saudáveis, mas se esquecem de analisar o caráter e valores, que são o que realmente fazem a diferença na vida dos filhos.
4) Eu posso ser eu mesmo quando estou perto dessa pessoa?
Esta é uma pergunta importantíssima! Se você sente que precisa ser outra pessoa quando está com seu companheiro, então não se case! Nada é mais desgastante do que fingir ser alguém, só para agradar o outro. Seu companheiro deve gostar das coisas boas que há em você, mas nunca tentar mudar quem você é. Você pode e deve mudar maus hábitos, mas sua personalidade jamais!
5) Essa pessoa fortalece a minha fé?
Como cristão, eu acredito que o projeto de Deus para o casamento é que o marido e a esposa se unam colocando Cristo no centro de tudo. Sem Ele não existe fundamento, e com isso o casamento acabará desmoronando. Você deve casar com alguém que não só compartilha a sua fé, mas também fortalece a sua fé. Seu cônjuge deve trazer você para mais perto de Jesus e não arrastá-lo(a) para mais longe.
6) Essa pessoa estará comigo em qualquer situação?
Vivemos em um mundo onde as pessoas gostam de abandonar qualquer coisa que começa a ficar difícil. Porém, a base de um casamento não são os sentimentos, pois eles mudam... mas é o compromisso, que nunca muda. Quando você diz "sim", você está dizendo: "Eu topo enfrentar qualquer barreira ao seu lado. Eu estarei com você nos altos e baixos da vida". Por isso analise a reação do seu(a) namorado(a) ou noivo(a) quando a situação "aperta" e veja se ele(a) está disposto a ficar com você haja o que houver.
Se você encontrar alguém que passe no teste destas perguntas, e se estiver disposto(a) a fazer o mesmo por ele(a), então eu acredito que vocês serão realmente felizes para sempre! Orem juntos, planejem juntos e sigam em frente confiando em Deus!
Nenhum comentário
Postar um comentário