terça-feira, 30 de junho de 2020

A História de Deus - Morgan Freeman



O Documentário do  premiado ator om algumas estatuetas do Oscar, o ator Morgan Freeman,  foi realizado em  Jerusalém, em Israel. O ator traz consigo perguntas ainda não resolvidas sobre religião, e busca respostas durante a filmagem do documentário “A História de Deus”, um documentário da National Geographic e da Highlight Films que fala sobre fé e teologia.

O ator norte-americano visitou diversos locais em Jerusalém, entre eles, a Igreja do Santo Sepulcro, que data do século 4 e teria sido construída no local onde Jesus Cristo foi sepultado. O objetivo das visitas é levantar informações sobre Deus, em locais conhecidos por serem berço das principais religiões do mundo.
“Não encontrei nenhuma resposta ainda. Ainda estamos na produção”, disse o ator, na visita à igreja.
Freeman é a estrela e o produtor executivo do documentário,  As locações incluem Israel, os territórios palestinos, Egito, Guatemala, Turquia e Índia.
Na época estava tendo conflitos entre  os palestinos  e israelenso s no complexo das mesquitas de Al-Aqsa, a presença da equipe de gravação de alguma forma trouxe calmaria e alívio à cidade, que é considerada sagrada por cristãos, judeus e muçulmanos e, por isso, é um ambiente de constante tensão.
Quando questionado por repórteres sobre sua opinião a respeito dos conflitos na região, Morgan Freeman se recusou a comentar o assunto..
“Não tenho uma mensagem para nenhum lado. Nós apenas estamos aqui fazendo um documentário”, disse ele.
Apesar do crescimento no número de produções com temáticas que envolvem temas bíblicos (sendo os filmes Noé Êxodo: Deuses e Reis os exemplos mais recentes), não é possível dizer que o nome de Deus é glorificado através deles, haja vista que essas obras tratam o relato bíblico de forma liberal. 
No caso do documentário da National Geographic, infelizmente, o caso provavelmente não será diferente – já que a entidade defende os princípios evolucionistas e, portanto, tenta retratar um mundo em que a figura de Deus não passa de um mito.

Por Ediva Costa, Mariana Gouveia e adptação Segredo de Dav
Imagem: AP Photo/Amr Nabil